As instalações de um importante item do sistema de combate a incêndio do Túnel de Taguatinga, em Brasília, começaram nesta quarta-feira (12). Trata-se das portas corta-fogo, que serão essenciais para impedir a passagem das chamas de um ambiente para o outro em caso de emergência. As primeiras unidades foram montadas na parte central do complexo viário.
De acordo com André Borges, um dos engenheiros civis que atuam na construção, a grande parede que divide o fluxo de veículos no túnel terá cinco portas de correr destinadas a pedestres, que serão as primeiras a serem instaladas. “Essas portas serão usadas exclusivamente para evacuar o ambiente em situações de emergência”, explica Borges. “No dia a dia, elas deverão ser mantidas fechadas, para não prejudicar a eficiência do sistema de exaustão”.
A parede central do Túnel de Taguatinga também terá quatro portas corta-fogo giratórias, semelhantes aos modelos encontrados em prédios e salas de cinema. Essas serão instaladas de duas em duas, abrindo um vão grande o suficiente para permitir a passagem de veículos de um lado ao outro do complexo.
Além disso, as escadas de emergência também serão protegidas por portas corta-fogo. “São duas portas para cada uma delas”, relata Borges. A primeira porta permite entrar na antecâmara, um vestíbulo construído para dificultar a chegada da fumaça ao corpo principal da escada. Já a segunda porta dá acesso à escada.
Todas as portas corta-fogo serão controladas remotamente pela sala de comando da obra viária. Em caso de incêndio, os técnicos poderão abrir as passagens de forma automática para garantir a segurança dos usuários do túnel. Com a instalação desses dispositivos de segurança, o Túnel de Taguatinga estará ainda mais preparado para enfrentar eventuais emergências.