Os pais e responsáveis que buscam uma vaga para seus filhos nas escolas públicas do Distrito Federal em 2025 têm até esta quinta-feira, 31 de outubro, para realizar a inscrição. O processo, que visa a distribuição das vagas na rede de ensino do DF, pode ser feito de forma online, pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF), ou pelo telefone 156.
Para garantir a inscrição, são necessários alguns dados do aluno, incluindo CPF do responsável, nome completo (sem abreviaturas), data de nascimento, CEP do responsável, série pretendida e contato. Com base no CEP, o aluno será direcionado para uma escola próxima, conforme a disponibilidade de vagas, sem possibilidade de escolha de unidade durante a inscrição. A divulgação dos resultados está prevista para 30 de dezembro, e as matrículas deverão ser feitas presencialmente entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2025.
Além disso, a Secretaria de Educação abriu inscrições específicas para estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades. Neste caso, os responsáveis devem realizar o cadastro presencialmente nas coordenações regionais de ensino (CREs) do DF durante o mesmo período.
Remanejamento escolar
Para os estudantes que já integram a rede pública do DF e desejam mudar de escola, o processo de remanejamento ocorrerá entre 4 e 14 de novembro, com solicitação diretamente na escola atual. Já os alunos com deficiência, TEA ou altas habilidades têm até o dia 30 de outubro para solicitar o remanejamento.
Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Aqueles que desejam retornar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também têm a oportunidade de se inscrever até 5 de novembro. A EJA atende jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade regular, dividindo-se em três segmentos — os dois primeiros para o ensino fundamental e o terceiro para o ensino médio. As inscrições podem ser feitas pelo site ou pelo telefone 156, opção 2, com a possibilidade de optar entre aulas presenciais ou a distância. A confirmação das matrículas dos aprovados ocorrerá entre 6 e 10 de janeiro de 2025, presencialmente.
A rede pública do DF mantém 95 unidades com a oferta de EJA, distribuídas entre diferentes regiões administrativas, garantindo uma cobertura ampla para os interessados em retomar os estudos.