Durante a sessão ordinária de quarta-feira (20), o deputado Max Maciel (Psol) pediu o apoio dos parlamentares ao projeto de lei nº 429/2023, de sua autoria, que institui a Política Distrital “Vinícius Jr.” de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas no Distrito Federal.

“Racismo é crime e não é brincadeira. Aguardamos a aprovação do projeto que vai fortalecer o combate ao racismo”, disse o distrital. Ele ainda citou o caso recente de estudantes de medicina que praticaram atos obscenos durante um torneio universitário. Segundo ele, o caso só ganhou repercussão por causa da viralização dos vídeos.

De acordo com o projeto, a Política Distrital “Vinícius Jr.” visa “o combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas, buscando transformá-las em espaços de conscientização racial para toda a comunidade esportiva”.

São ações da Política Distrital “Vinícius Jr.” de Combate ao Racismo: a divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo; a divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento dessas vítimas; e a divulgação das ações e projetos promovidos pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial do DF.