Por meio da Secretaria da Retomada, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está oferecendo 6 mil vagas de empregos no total, sendo 4 mil vagas para Goiânia e região metropolitana.
O projeto busca ampliar a geração de emprego e renda, disponibilizando as vagas para todas as cidades goianas e, ainda, proporcionando a realização de vários cursos por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotec) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
A supervisora do Mais Empregos, na Alego, Raissa Celiac Vieira Bueno destaca que “que os Cotecs oferecem cursos gratuitos de capacitação profissional (com carga horária de 40 a 60 horas), qualificação profissional (de 160 horas a 240 horas) e cursos técnicos (de 800 horas a 1.200 horas).
Os cursos são ofertados de acordo com as demandas locais do mercado de trabalho e estão estruturados em diversos eixos de formação profissional, sendo eles: gestão de negócios; turismo, hospitalidade e lazer; segurança; infraestrutura; saúde e ambiente; informação e comunicação; produção industrial; produção cultural e design; recursos naturais e desenvolvimento educacional e social.
“Então, além de intermediar as vagas, o Mais Empregos oferece cursos para aqueles que precisam de capacitação e qualificação e apoia os novos negócios, com repasse de até R$ 5 mil do Crédito Social. Esse valor é doado para que o novo empreendedor seja apoiado financeiramente, no início do seu negócio, podendo se concentrar no enfrentamento de outros desafios”, disse Celiac.
Os 17 colégios tecnológicos de Goiás estão presentes em 16 municípios, cobrindo nove das dez regiões de planejamento do Estado de Goiás, sendo elas: Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana. Destas, Catalão é a única cidade com duas unidades.