A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) continua trabalhando na reforma da avenida W3 Sul, uma das mais icônicas da capital federal. Com um investimento de R$ 25,6 milhões, a obra contemplará os dois lados da avenida, tanto no sentido W3 Norte quanto no rumo da Estrada Setor Policial Militar.

Atualmente, os trabalhos estão focados no nivelamento e regularização da sub-base da pista exclusiva para ônibus, localizada nas quadras 708 e 709. Após a etapa de preparação, será aplicado o pavimento rígido (concreto), material indicado para o trânsito de veículos pesados por ser mais resistente, duradouro e de fácil manutenção.

Além disso, há a execução de formas e montagem da armação na 709 Sul e a instalação de bocas de lobo de drenagem nas quadras 703 e 704 Sul, onde o pavimento rígido já foi concluído.

De acordo com o engenheiro fiscal da Secretaria de Obras, Sandro Jardim, o trabalho deveria ter começado próximo à quadra 703 e seguido em sequência, mas a equipe precisou ajustar o cronograma. “Durante o trabalho, identificamos que as residências até a quadra 707 têm as garagens voltadas para a rua. E, como estávamos no período chuvoso, poderíamos interditar os acessos das casas por muito tempo, já que as chuvas prejudicam a produtividade da obra. Então, decidimos fazer a obra da 707 em diante e depois voltaremos para as quadras que faltam”, explica.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, destaca a importância da troca do pavimento da faixa exclusiva de ônibus de asfalto para concreto. “Estamos oferecendo mais durabilidade ao pavimento e mais conforto aos usuários do transporte público. O concreto, além de mais resistente, oferece manutenção mais fácil, eficiente e rápida, sem os tradicionais desníveis apresentados pelo asfalto”, afirma.

Os recursos para a reforma da avenida W3 Sul são provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e foram repassados à SODF por meio de convênio.