O novo diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi nomeado, após a exoneração do chefe anterior. Takane Kiyotsuka do Nascimento, 59 anos, assumiu o cargo nessa quarta-feira (21).

Quem ocupava o posto era Marcelo Portela. A mudança foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF). O novo diretor atuou como agente da Polícia Civil do DF (PCDF), mas se aposentou em 2019. Takane tem cerca de 40 anos de serviço público.

O dono do novo cargo já desempenhou outras funções no Governo do Distrito Federal, como administrador de Samambaia, administrador interino de Planaltina, secretário das Cidades, secretário de Fiscalização, secretário de Assuntos Sindicais, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, e secretário de Trabalho.

Kiyotsuka também foi presidente regional do PTC, e chegou a ser 2º suplente do candidato ao Senado pelo DF Everaldo Ribeiro (PMN). Chefiou o gabinete do então deputado distrital Eduardo Pedrosa, em 2019.

O ex-diretor Marcelo Portela ocupava o cargo desde agosto de 2022. Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ele atuava na chefia da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Antes de assumir o órgão público, presidia o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo).