Nunca se falou tanto sobre a necessidade de educação financeira no país. Os motivos podem ser diversos, mas o total crescente de 4,6 milhões de enviados realmente é um dado preocupante. Já os fatores que levam uma pessoa ao endividamento e à negativação do CPF também são muitos, mas um em especial tem prejudicado a população: o uso do cartão de crédito.
Há quem acredite, por exemplo, que o cartão de crédito é o grande vilão da vida financeira organizada, mas não. O cartão de crédito pode ser um verdadeiro aliado quando bem utilizado por qualquer pessoa. O segredo está em entender o seu uso e fazer gastos conscientes. Confira, agora, todas as informações que você precisa saber antes de pedir o seu cartão.
Não precisa pagar nada
Durante muito tempo, as instituições financeiras cobraram anuidade do cartão de crédito, isto é, uma taxa anual dividida em meses na fatura, referente ao uso do mesmo. Algumas ainda o fazem, mas a maior parte das financeiras hoje oferecem o cartão sem anuidade, ou seja, sem qualquer taxa de utilização. Basta procurar com cuidado e não será preciso pagar para usar o cartão.
Seu limite não é o quanto você pode pagar
Na verdade é. Mas, você consegue pagar sua fatura se usar todo o limite do cartão? Aqui está o ponto-chave do endividamento: muitas pessoas veem o limite do cartão como uma extensão do seu salário e isso é muito perigoso. O limite do cartão ou o quanto você pode gastar deve estar diretamente vinculado, em seu controle pessoal, com o quanto você pode pagar.
Pagar o total da fatura é fundamental
As taxas de juros do cartão de crédito estão entre as mais altas do mercado financeiro. Portanto, quando você não consegue pagar o valor integral da fatura, a próxima já virá com acréscimos. O rotativo do cartão de crédito acontece quando o titular paga um valor entre o total e o mínimo da fatura e, se persistir a situação, será oferecido uma oportunidade de parcelamento do valor, também com juros acrescidos. Portanto, o pagamento do valor total é a garantia de ter uma boa experiência usando cartão de crédito.
Cartões de crédito precisam ser cancelados Mudou de banco ou não usa mais um cartão de crédito há bastante tempo? Para sua segurança é melhor entrar em contato com a Central de Atendimento ou no app da sua instituição financeira e pedir o cancelamento do cartão. Essa ação impossibilita a cobrança de anuidade (se houver) e evita fraudes. Ao cancelar seu cartão, descarte-o na agência, em pontos de coleta específicos ou em lixo reciclável, inviabilizando a leitura das informações no chip e na tarja.