Enquanto as atenções se voltam para a Copa do Mundo de Futebol, no Catar, alguns atletas estão ligados em um campeonato bem especial que começou nesta terça-feira em São Paulo: as Paralimpíadas Escolares de 2022.
A cidade de São Paulo é sede das Paralimpíadas Escolares de 2022. A abertura oficial da competição aconteceu nesta terça-feira no Centro de Treinamento Paralímpíco, na zona sul da capital paulista.
Cerca de 1.300 atletas de 25 estados e do Distrito Federal vão disputar os jogos. Só o Piauí não enviou delegação. O número de inscritos é recorde e essa é a maior edição da paralimpíada escolar.
Arthur Dias, de 16 anos, vai disputar uma medalha no badminton. Para ele, os jogos escolares são importantes porque podem abrir a porta para o Campeonato Mundial, em 2024.
Williane, de 15 anos, tem outras ambições. Quer ser cantora. Mas ela é também atleta do judô e explica que a deficiência visual nunca foi um problema,
Os atletas se dividem em 14 modalidades: Além do Badminton; o atletismo; o basquete em cadeira de rodas; bocha; futebol PC, para atletas com paralisia cerebral; futebol Para Cegos; goalball; judô; natação; taekwondo; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Esta edição também marca a estreia do halterofilismo.
Outra novidade nas Paralimpíadas Escolares 2022 é que pela primeira vez algumas competições vão ser transmitidas pela internet. Quem quiser acompanhar é só acessar o Tik Tok do Comitê Paralímpico Brasileiro.
As disputas vão até o dia 25 de novembro, sexta-feira.
*Com a colaboração de Lincoln Chaves