Pela primeira vez, o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que vai acontecer em 2027. Na madrugada dessa sexta-feira (17), nosso país foi escolhido para ser o primeiro da América do Sul a receber a competição. Foram 119 votos na eleição promovida no Congresso da Fifa, em Bangkok, na Tailândia; contra 78 da candidatura formada por Alemanha, Holanda e Bélgica.

Logo após o anuncio da vitória brasileira pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história.

O presidente da CBF lembrou a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul e disse que o futebol feminino no país será fortalecido; assim como no estado, que deve ganhar um centro de desenvolvimento da modalidade.

O ministro do Esporte, André Fufuca, que representou o governo no evento, falou que a competição será uma oportunidade para promover o futebol feminino e a igualdade de gênero. Ele também mencionou a luta do povo gaúcho e que o Rio Grande Sul vai ser um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027.

Em uma rede social, Marta, eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Fifa, divulgou um vídeo em que comemora a escolha do Brasil.  

Por ser a anfitriã do Mundial, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades. 

Vale lembrar que o Brasil já organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014; e as Olimpíadas de 2016.