A caminhada do Corinthians na Copa do Brasil começa, nesta quarta-feira (20), contra a Portuguesa (RJ). Por estar entre os brasileiros participantes da Libertadores, o Timão entra agora na terceira fase da competição. Por seis vezes o Alvinegro Paulista chegou às finais deste torneio, faturando o título em 1995, 2002 e 2009.
A equipe corintiana vem de três vitórias consecutivas. A última delas por 3 a 0 contra o Avaí dentro da Neo Química Arena. Antes disso, os Corintianos superaram o Deportivo Cali (Colômbia) pela Libertadores por 1 a 0 e o Botafogo, por 3 a 1, na estreia do Brasileirão dentro do Estádio Nilton Santos.
Próximo de completar dois meses de trabalho à frente do Timão, Vitor Pereira fala sobre o desembarque dos técnicos portugueses no futebol verde-e-amarelo: “Começaram a televisionar os jogos em Portugal. O Jesus veio acá e fez sucesso, o Abel também. Agora, vim eu e Luís (Botafogo). Acredito que os diferentes olhares podem ajudar na evolução do futebol”.
Vitor Pereira vem adotando o rodízio no Corinthians e a mistura entre jogadores mais experientes e os “miúdos”, os garotos que chegam da base. Sendo assim, a escalação do Timão desta quarta é um mistério, mas deve contar com a volta do lateral Fagner, que suspenso não jogou contra o Avaí.
Já a Lusa Carioca é uma estreante na Copa do Brasil. Natural do bairro da Ilha do Governador, o time da Zona Norte do Rio superou CRB (AL) e o Sampaio Corrêa (MA) para chegar até aqui. No último domingo, a equipe do técnico Toninho Andrade estreou na Série D num empate sem gols contra o São Bernardo (SP).
O mando desta partida de ida é da Portuguesa, mas como o estádio Luso Brasileiro possui apenas 5 mil lugares e a CBF exige que, nesta fase as partidas da Copa do Brasil aconteçam em estádios com no mínimo 10 mil lugares, o jogo foi vendido para o Estádio do Café, em Londrina, Paraná.
A Rádio Nacional transmite, nesta quarta, a partir das 21h20, Portuguesa (RJ) x Corinthians com a narração de André Luís Mendes e os comentários de Waldir Luiz