O Volta Redonda está matematicamente rebaixado do Campeonato Carioca. A confirmação antes da última rodada da Taça Guanabara veio após vitória do Boavista no Tribunal de Justiça Desportiva. O time da Região dos Lagos recuperou os três pontos que havia perdido pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme.
A pena foi calculada da seguinte maneira: três pontos referentes à derrota por 3 a 0 contra o Flamengo e mais quatro porque o jogador também atuou no empate de 1 a 1 com o Vasco na rodada anterior.
Como o clube não somou pontos no confronto com o Flamengo, o Tribunal decidiu pela redução da pena, que caiu de sete para quatro pontos. Desta maneira, o Verdão de Saquarema chegou a oito pontos na tabela de classificação. Já o Voltaço tem cinco pontos, e no máximo chegaria oito pontos na última rodada contra a Portuguesa no estádio Luso-Brasileiro.
Nesta situação, mesmo se o Boavista perder o próximo jogo para o campeão da Taça Guanabara Fluminense, permanecerá na lanterna da competição. Apesar das duas equipes igualarem em número de pontos, o Tricolor de Aço leva desvantagem no critério número de vitórias.
A decisão cabe recurso no Supremo Tribunal. Em nota, o Volta Redonda não comentou sobre a decisão e afirmou estar focado no último jogo do campeonato contra a Portuguesa, no sábado.
Caso não haja reviravolta, será o quarto rebaixamento do time da região Sul Fluminense em 47 anos de história.