As chaves da vila dos atletas da Olimpíada de Paris foram oficialmente entregues aos organizadores do evento quando o presidente francês, Emmanuel Macron, visitou o local nesta quinta-feira (2().
A vila de 52 hectares (520 mil m²), ao norte de Paris, receberá neste ano cerca de 14.500 atletas e suas equipes antes de receber 9.000 para os Jogos Paralímpicos.
Após os Jogos, a vila será transformada em um bairro ecológico que beneficiará 6.000 residentes e contará com duas escolas, um hotel, um parque público, lojas e escritórios, além de áreas plantadas para pedestres e veículos não motorizados.
“Ela se tornará, após os Jogos, um verdadeiro bairro para os habitantes de Seine-Saint-Denis”, disse Macron. “É uma obra-prima do que o setor de construção francês pode fazer”, disse Nicolas Ferrand, diretor geral da Solideo, a empresa responsável pela entrega da infraestrutura da Olimpíada.
Le Village Olympique et Paralympique 🥇
82 bâtiments, 3.000 appartements et 7.200 chambres : le Village offrira des conditions de vie idéales aux athlètes, pour servir leurs performances et magnifier le spectacle pendant les compétitions.
Félicitations à la @SOLIDEO_JOP pour ce… pic.twitter.com/hX6nVPFEus
— Paris 2024 (@Paris2024) February 29, 2024
Ferrand entregou uma chave simbólica da vila ao presidente da Paris 2024, Tony Estanguet, concluindo oficialmente uma jornada de sete anos desde que Paris conquistou o direito de sediar os Jogos.
“Estamos, eu estou, orgulhosos do trabalho que vocês fizeram, dentro do orçamento e do prazo”, disse Macron aos trabalhadores no local. “Nossos atletas poderão vivenciar os Jogos nas melhores condições e vocês contribuíram para mudar a vida dos habitantes da região.”
* É proibida a reprodução deste conteúdo.