O duelo entre Brasil e Argentina, pela Copa América, em 10 de julho de 2021, terminou com a vitória por um a zero dos hermanos. Diante de um Maracanã lotado, Di Maria marcou o gol que levou os argentinos à loucura depois de 28
anos sem levantar uma taça.

A quadragésima sétima edição do torneio estava prevista para 2020 mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Além disso, Argentina e Colômbia deveriam ser os anfitriões mas os dois países declararam que não poderiam receber a Copa América. Colômbia enfrentava protestos contra reforma tributária e a Argentina tinha restrições por conta da segunda onda da pandemia. Sendo assim, ficou para o Brasil ser a sede do torneio já que tinha recebido a edição anterior.

A Copa América começou em 13 de junho daquele ano. Depois de quase um mês, Brasil e Argentina ficaram frente a frente na decisão no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.// Sob o comando de Tite, a Seleção Brasileira chegou à final com cinco vitórias e um empate na bagagem.

Sem perder nenhum jogo, a Argentina confirmou a campanha vencedora. A equipe fez um gol logo no primeiro tempo e segurou o resultado. Os argentinos não conquistavam uma taça desde a Copa América de 1993. E foi a primeira vez que o Brasil perdeu o torneio em casa.

O atacante Lionel Messi, que conquistou o primeiro título com a camisa argentina, levou o prêmio de melhor jogador da competição. Já o companheiro de equipe Emiliano Martínez foi escolhido como melhor goleiro. O capitão brasileiro, Thiago Silva, ficou com o troféu Fair Play.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: Dilton SantaFé

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão