Marcelo Negrão, Maurício Lima, Paulão, Carlão, Giovane, Tande, Pampa, Talmo, Jorge Edson, Janélson, Amauri e Douglas Chiarotti. Essa era a base da seleção brasileira de voleibol que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos. Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, a equipe venceu a Holanda por 3 sets a 0 em Barcelona, na Espanha, em 9 de agosto de 1992.

Nas olimpíadas anteriores, o Brasil já vinha conquistando bons resultados e dando mais destaque ao esporte no país. A seleção masculina foi vice-campeã em Los Angeles, em 1984, enquanto o time da casa, os Estados Unidos, ficou com a medalha de ouro. E, em 1988, nos jogos de Seul, chegou a disputar o bronze com a Argentina, mas não levou.

Em Barcelona, a equipe fez uma campanha invicta. Oito jogos, oito vitórias. Quatro deles sem perder nenhum set. Antes de pegar a Holanda na final, o Brasil jogou a semifinal contra os Estados Unidos e venceu por 3 sets a 1. Contra a seleção holandesa, o ponto que consagrou a vitória do Brasil veio com um saque de Marcelo Negrão.

Depois da medalha de ouro de 1992, o vôlei masculino subiu no lugar mais alto do pódio em 2004, nos jogos de Atenas, na Grécia, e em 2016, jogando em casa, no Rio de Janeiro.

Em junho de 2022, a Confederação Brasileira de Vôlei celebrou os 30 anos da conquista do primeiro ouro com um amistoso contra o Japão, em Brasília. Como homenagem aos campeões, os jogadores vestiram camisas com os nomes da Geração de Ouro de 1992.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo