A Seleção Feminina de Futebol do Brasil ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Beijing, na China, depois da final contra os Estados Unidos em 21 de agosto de 2008. As brasileiras perderam depois que o time adversário marcou um gol na prorrogação. Esta foi a quarta vez que o futebol feminino jogou uma Olimpíada e a terceira vez que a equipe norte-americana subiu no lugar mais alto do pódio.
Na edição anterior, em Atenas 2004, a seleção brasileira tinha levado a prata. A equipe desembarcou em Beijing como uma das favoritas. E a campanha da equipe durante a competição aumentou a expectativa pelo tão esperado ouro com Marta e Cristiane no ataque.
Sob a supervisão do técnico Jorge Barcellos, a seleção estreou com empate contra a Alemanha; venceu a Coreia do Norte por 2 sets a 1; e ganhou da Nigéria por 3 a 1. Nas quartas-de-final, marcou 2 a 1 contra a Noruega. E, na semifinal, o Brasil goleou a Alemanha por 4 sets a 1.
Os resultados levaram a seleção canarinha a enfrentar na final a equipe norte-americana liderada pela então técnica sueca Pia Sundhage. Menos de um ano antes, os Estados Unidos tinham perdido por quatro a zero para o Brasil na semifinal da Copa do Mundo da China.
No jogo decisivo das Olimpíadas, a posse de bola ficou com as brasileiras na maior parte do tempo. A partida terminou em zero a zero, aumentando a tensão. Aos seis minutos do primeiro tempo da prorrogação, a jogadora Carli Lloyd marcou o gol que deu a vitória aos Estados Unidos. O Brasil ainda teve a chance de empatar com um escanteio no final do segundo tempo da prorrogação, mas não marcou.
Assim como na Copa do Mundo da China, a Seleção Feminina de Futebol repetiu o segundo lugar nos jogos olímpicos.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: Márcia Dias
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão