“Antes mesmo de cair na água durante as Olimpíadas de Beijing em 2008, o nadador César Cielo repetia a frase na borda da piscina. Em 16 de agosto daquele ano, a natação brasileira ganhou o primeiro ouro olímpico.
Mas a emoção de subir ao pódio veio três dias antes quando o nadador conquistou o bronze nos 100 metros livre. César Cielo completou a prova em 47 segundos e 67 centésimos, empatado com o norte-americano Jason Lezak.
Na época, essa foi a décima medalha do esporte para o Brasil em Olimpíadas, somando três de prata e sete de bronze no total. A vitória quebrou o jejum da natação brasileira que deixou os Jogos de Atenas em 2004 sem nenhuma medalha.
Poucos dias depois, veio o grande momento histórico. Cielo já clamava pelo ouro enquanto aguardava o início da prova. Parecia que o atleta guardava no peito a certeza da medalha que viria a seguir. Aos 21 anos, Cielo bateu o recorde olímpico nos 50 metros livre, vencendo a prova com 21 segundos e 30 centésimos.
Depois do pódio inédito, o nadador foi campeão mundial em Roma em 2009. No ano seguinte, conquistou o Campeonato Mundial em Piscina Curta, em Dubai. Cielo também venceu o Campeonato Mundial em Xangai no ano de 2011. E ainda ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara no mesmo ano.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão