Falta menos de uma semana para a abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino na Nova Zelândia, mas aqui em São Paulo, a bola vai rolar mais cedo para as meninas. É que acontece neste domingo a terceira edição do “Maior Festival Feminino de Várzea do Mundo”, que reúne 80 times e mais de mil jogadoras.

Os jogos vão acontecer no Parque Sete Campos, no bairro Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, a partir das 8 da manhã, e com entrada gratuita.

Criado em 2019, o evento reúne atletas amadoras de diferentes regiões de São Paulo, e nasceu da paixão pelo futebol feminino de um grupo de mulheres da periferia. Lembrando que até 1979, as mulheres foram proibidas por lei de jogar futebol no Brasil, o que impediu a organização de campeonatos femininos neste período.

Uma pesquisa realizada no ano passado, pelo projeto de extensão da PUC SP, com 95 times de várzea femininos, mostrou que apenas metade deles, ou 51%, sobrevive com doações e apenas um em cada três contam com algum patrocínio. 

Além do futebol, o evento vai contar com outras atividades, como oficinas de malabarismo, pipa, e contação de histórias para as crianças, e ainda aula de ritmos para as mulheres e famílias que quiserem se divertir aprendendo.