A segunda-feira (23) é de festa para um dos mais importantes nomes do esporte a motor brasileiro. Aos 50 anos, Rubens Barrichello segue na ativa. Não mais na Fórmula 1, onde correu por quase 20 anos e foi duas vezes vice-campeão, sendo o terceiro piloto que mais vezes competiu na maior categoria do automobilismo mundial. Desde 2012, Rubinho corre na Stock Car, principal campeonato nacional da modalidade.

Em paralelo, ele vê a família dar sequência ao legado do sobrenome. O filho mais velho, Dudu, de 20 anos, é piloto da Fórmula Regional Europeia. O mais novo, Fefo, de 16, compete na Fórmula 4 Brasil, categoria de base recém-criada para servir de transição do kart para o carro.

Rubinho, inclusive, acompanhou de perto o primeiro pódio de Fefo, na segunda das três corridas do fim de semana de abertura da competição, em Mogi Guaçu, no interior paulista. O terceiro lugar do filho, graças a uma ultrapassagem na última volta, emocionou o pai coruja.

São dois pilotos a defender o sobrenome Barrichello na Fórmula 4. Felipe Barrichello Bartz, primo de Fefo e sobrinho de Rubinho, também está na disputa. O sonho deles, claro, é chegar à Fórmula 1, que o veterano conhece tão bem. Foram 19 anos, 323 largadas e 11 vitórias.

A missão não é simples. O Brasil não tem um piloto iniciando uma temporada da categoria desde Felipe Massa em 2017. Até por isso, o aniversariante do dia acredita que a Fórmula 4, que encerra uma lacuna de cinco anos sem competições que fizessem a transição do kart, será fundamental no processo.

Rubinho, por sua vez, tem como meta pessoal o bicampeonato da Stock Car. Em 2022, ele completará 200 provas na categoria, da qual foi campeão em 2014 e vice dois anos depois.