O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. De um lado, uma das camisas mais tradicionais do futebol brasileiro, 35 vezes na primeira divisão e vice-campeã nacional em 1996. Do outro, o clube que calou um Maracanã lotado de flamenguistas na final da Copa do Brasil de 2004. Ambos, porém, buscam ainda a primeira vitória na competição deste ano, pelo Grupo 7.
No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas. Depois da Portuguesa, são os times da Série D que mais vezes disputaram a Série A. O Alvinegro, que competiu na elite em 15 ocasiões, se divide entre o Brasileiro e a decisão do Campeonato Potiguar, em que enfrenta o Globo, de Ceará-Mirim (RN). O Mecão, presente em 14 edições da primeira divisão, precisa do acesso para não ficar sem calendário nacional no ano que vem.
A primeira fase da Série D reúne 64 clubes, divididos em oito grupos de oito. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C de 2022.