A obra do presídio de Águas Lindas foi iniciada em 2013 e foi embargada quatro vezes durante gestões passadas.

Com a retomada e a conclusão, o governador Ronaldo Caiado garante mais um avanço para a segurança no Entorno do DF.

Recentes investimentos na região contribuíram com a redução dos índices de criminalidade.

Pode-se dizer que a era de promessas vazias em Goiás ficou no passado.

Sob a gestão de Ronaldo Caiado, palavra dada é palavra cumprida.

Uma prova disso é a conclusão e a entrega da Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas, que entrou em operação nesta quinta-feira (6/8), e deu fim a uma novela que iniciou ainda em 2013.

O Governador destacou que só inaugura aquilo que está pronto para funcionar.

A unidade de segurança máxima dispõe de 300 vagas e representa um importante reforço para o sistema penitenciário do Entorno do Distrito Federal.

O presídio faz parte do pacote de 400 obras anunciadas pelas gestões anteriores que não foram concluídas.

“Estamos entregando uma obra que até então servia mais pra fazer caixa dois de campanha eleitoral do que para atender a necessidade da população”, RELATOU CAIADO.

Ao visitar a obra em agosto de 2019 o Governador descobriu que o terreno continha uma erosão que ameaçava a sua estrutura e anunciou que concluiria a construção com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA) juntamente com o setor de engenharia da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

 “Vencemos a burocracia e fizemos as correções necessárias, com um sistema de drenagem eficiente. A gente não tem inaugurado postes nem maquetes, mas tem entregado obras”, salientou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Foi investido quase R$ 12 milhões na Penitenciária pelo Governo do Goiás, somados aos R$ 8,8 milhões provenientes do governo federal.

Na solenidade de inauguração Caiado entregou três viaturas, duas operacionais e uma para uso administrativo; além de armamento completo, 350 colchões, mobiliário e um moderno sistema de videoconferência a ser utilizado para audiências judiciais dos custodiados.

Durante a pandemia, essa ferramenta também permitirá visitas virtuais monitoradas, já que as presenciais estão suspensas devido aos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

O Diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona, exaltou o compromisso e a coragem de Caiado em resolver todos os entraves para inaugurar o presídio.

Destacou também que o Estado tem respeitado a tríade para uma boa gestão prisional: recursos humanos de qualidade, respeito à normatização e oferta de recursos materiais.

Representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a juíza Telma Alves complementou afirmando que o sistema prisional goiano deu uma repaginada sob a gestão de Caiado.