Gutemberg Fialho, ex-aliado de Rollemberg, assina filiação ao PR

Ontem o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Gutemberg Fialho, ingressou oficialmente no Partido da República (PR) do Distrito Federal durante evento na noite. Ex-militante do PSB, o sindicalista deixou a sigla governista após embates com o atual governador, Rodrigo Rollemberg. A cerimônia ocorreu na sede do Sindmédico-DF, localizada na 607 Sul.

Fialho foi candidato à Câmara Legislativa do DF na última eleição e conquistou a segunda suplência, atrás apenas de Roosevelt Vilela, que assumiu temporariamente uma cadeira na Câmara Legislativa. A vaga era de Joe Valle (PDT). O então defensor de Rollemberg se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmith).

Desta vez, de forma definitiva, fez o aceno político final. Assinou a filiação justamente no partido o qual abriga um dos principais opositores de Rollemberg: o médico Jofran Frejat, que fez questão de estar presente. Outros nomes, como o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) e o senador Hélio José (Pros-DF) também prestigiaram o evento.
Quem acompanhou a campanha do atual governador deve lembrar-se que praticamente todas as reuniões para discutir o plano de governo com a militância ocorreu no sindicados dos médicos, comandado por Guttemberg. Vários ex-aliados juntam-se a oposição para derrubar Rollemberg.