Mais Inclusão para pessoas com deficiência

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) no Plenário da CLDF, a Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, proposta pelo deputado distrital Robério Negreiros.

Por mais inclusões em vários setores da sociedade, a sessão foi marcada com muita emoção e reivindicações do movimento Down, que participou compondo a Mesa junto com o deputado Robério Negreiros. Esteve presente também a blogueira Talita Cazassus, Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência e editora do Blog DIS-Diário da Inclusão Social, que tem por finalidade a publicação de artigos e leis dando suporte aos leitores e às famílias de pessoas com Síndrome de Down. 

Para a senhora Cleo Bohn, presidente da Associação DF Down, o movimento precisa ser atendido com maior inclusão escolar, empregabilidade no mercado de trabalho e estágios, para agregar valores na participação das pessoas com Down junto à sociedade.

Com Síndrome de Down, a escritora Liane Collares fez um pronunciamento emocionante: “Destaco o empenho da DFDown para a inclusão das pessoas com Síndrome, conscientizando a população pelo fim do preconceito que ainda existe. Liane Collares agradeceu a iniciativa do Deputado Robério Negreiros e o carinho com que abraçou a causa.

 A sessão contou com os grupos de dança Namastê, Bruna Camargo da Companhia de Dança Under Seven, Lorena e a música Garota de Ipanema, apresentada por Ana Paula e João Vitor. Participaram, ainda, a PMDF com a Banda de Musicalização Inclusiva, um projeto coordenado pelo Sub-Tenente Roberto Cardoso, bem como a contadora de histórias Nyedja Gennari, que agradeceu ao deputado Robério Negreiros pelo carinho demostrado à causa e Leis de sua autoria.

O deputado distrital Robério Negreiros falou da importância  da empregabilidade das pessoas com deficiência, já prevista em leis, e que tem solicitado ao MPDFT que as leis sejam cumpridas com veemência quando visto atitudes de preconceito na falta de oportunidade e de inclusão dos deficientes. Disse, também, que a partir do dia de hoje, a CLDF dê o exemplo incluindo vagas de estágios que cumpram os requisitos de cotas da lista do CIEE.

 Ao final da sessão, o deputado agradeceu a participação de todos, em especial, do representante do Governo do Distrito Federal, o Coordenador da Coordenação de Pessoas com Deficiência – Professor Antônio Leitão.

 O Foyer do Plenário recebeu a exposição de fotos do Varal Com Fotos, sobre o Movimento  Down.