Não é de hoje que falamos sobre acidentes de viaturas envolvendo policiais militares. Eu mesmo, já sofri dois acidentes, sendo um bastante grave. Bati uma viatura quando era motorista no Batalhão Escolar e estive envolvido em outro acidente quando comandava uma viatura do Águia 23. Vi amigos morrerem na ponte JK vindo de São Sebastião e visitei um amigo de pelotão que perdeu o braço em uma ocorrência que relatei aqui no blog e ainda aguarda decisão sobre ato de bravura que já devia ter saído. Ele perdeu mais que a carreira, perdeu uma parte do próprio corpo em defesa da sociedade. O mínimo que deveriam ter feito era promovê-lo. Além de ter amigos envolvidos em acidentes na Rotam, Patamo e outras unidades. Acidente com viatura é algo grave. Já escrevi até sobre a importância do cinto de segurança durante o atendimento de ocorrências. Um tema polêmico entre policiais.
Ontem a noite, por volta das 22h30min, tivemos outro acidente, que poderia ser mais grave. Policiais do Lago Sul, integrantes do GTOP 25, acabaram capotando uma viatura durante acompanhamento de um veículo que se evadiu na QI 23 do Lago Sul. Acompanhamentos são importantes, mas a vida do policial vale mais que tudo isso. Quando entrei na PM tínhamos uma máxima: “galinha de casa não se corre atrás”. Nossa segurança deve vir em primeiro lugar sempre. Melhoras aos companheiros! Precisamos ficar atentos.
Pouca gente sabe, mas somos nós policiais que pagamos os prejuízos. Sugiro ao atual governo que busque uma solução para que o policial não seja penalizado duas vezes. O seguro de viaturas ou a terceirização da frota seriam opções para solucionar o problema. Além de acabar com o Centro de Manutenção e colocar mais policiais nas ruas.
Segundo informações do site Blitzdigital, em menos de 24 horas duas Pajero da PM capotam no DF. A primeira ocorrência foi com uma viatura da ROTAM que se dirigia a local de crime na cidade de Taguatinga. Os policiais perderam o controle do carro e capotaram no meio da avenida. A segunda ocorrência foi com uma viatura do GTOP 25, do Batalhão do Lago Sul, que fazia um acompanhamento em alta velocidade a um carro que fugia pela DF 025, estrada Parque Don Bosco, quando a viatura veio a capotar, jogando um dos policiais para fora.
Por: Aderivaldo Cardoso
Saiba mais: https://aderivaldo23.wordpress.com/2015/01/03/um-dia-dificil-tiros-e-acidente-de-viatura-no-df/