- PUBLICIDADE -

Morte de policial em Taguatinga – Família policial de luto

Hoje pela manhã acompanhando as redes sociais tive a triste notícia do fato ocorrido com o companheiro de nossa turma (23 mil)  em Taguatinga. Duas famílias em “desespero”, a do companheiro que partiu e a do companheiro que fica com o peso de tirar a vida do colega de unidade.

70791028

Mais uma vez reafirmo a necessidade de controle emocional e preparo durante as ocorrências. Conversei com amigos que estiveram no local e vi que a situação foi desesperadora. Algo lamentável! Três tiros… Precisamos aprender que não podemos nos tornar “bandidos” no afã de nos tornarmos “heróis”. A linha que separa os dois lados é muito tênue. Força aos companheiros envolvidos na ocorrência.

Cada fato como este deve nos trazer uma reflexão, de maneira que ela produza mudanças em nosso meio. Meus sentimentos a família policial.

PCxPM1

Deixo o pensamento de nosso comandante geral e da sargento Paula, que retirei do face:

“Bom dia, meus amigos! Temos motivos de sobra para orarmos, mas temos um especial. Perdermos na noite passada, um companheiro no cumprimento de sua missão. Uma enorme fatalidade, tirou do nosso meio um grande policial. Filho de um outro policial, um dos mais honrados e comprometido, que eu já conheci na corporação. Só e…ntende a dimensão do ocorrido, aqueles que estão nas ruas, infelizmente as mesas e cadeiras de uma sala, jamais permitirão isso. Na folga, ao lado da família, o Cb. Catarino da ROTAN, vai atender um pedido de socorro, que saia da voz de uma menina e vinha de dentro de um coletivo. Imediatamente, como é característica desta fantástica PMDF, o Cb. Catarino atende o chamado, mas instantes depois, uma vtr que passava pelo local, o viu armado e em um momento de grande fatalidade, um de seus integrantes, efetua um disparo e o prestimoso CB. Catarino, no cumprimento do seu dever, é atingido e morre. Estamos todos de luto, mais uma vez, um Policial Militar, defende e protege a Sociedade de Brasília, com o sacrifício da própria vida. Esse é o nosso mister. Oramos a Deus que proteja e abençoe a família do Cb. Catarino, a qual terá sempre o nosso respeito como Policiais Militares e nossa gratidão como cidadãos desta cidade. Que Deus nos proteja no cumprimento de nossa missão.” (Cmt-geral)
04
Hoje amigos, amanhecemos de luto, por mais uma ação infeliz da nossa gloriosa, e que neste dia façamos uma reflexão do nosso papel dentro da sociedade, e da fragilidade de nos, como ser humano, de sermos acionados pra resolver inúmeros fatos, mas que nesta hora Deus seja a nossa destra, a nossa direção em nossas atitudes e limites, onde somos chamados não pra exterminar um problema, mas sim soluci…ona-lo, buscando diferentes formas dentro do tão especifico treinamento da nossa PMDF, que dentro de qualquer fato, entramos como negociador na busca de formas não letais pra solucionar as ocorrências, que hoje não julguemos, mas revermos a nossas ações no momento que precisamos agir com responsabilidade, dentro da hierarquia e de forma a preservar sempre a vida, descanse em paz Catarino, que agora enfeita um lindo jardim, com certeza sua morte não foi em vão. Que seja um alerta a todos nos policiais que trabalham noite e dia. (Sgt Paula Lima)
Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -