- PUBLICIDADE -

O projeto policiamento inteligente, proposto pelo Governo Agnelo no DF, é inteligente?

A vida é cheia de surpresas. Todos os dias surpreendo-me com os rumos que ela toma. Hoje mais uma vez farei um desabafo em meu querido diário.
Gostaria de refletir sobre o Projeto do GDF, na área de segurança pública, intitulado Policiamento Inteligente.
Há quase dois anos tive a oportunidade de encontrar o então ex-Ministro dos Esportes, pré-candidato ao governo e atual Governador do DF, Agnelo Queiroz, em uma igreja evangélica em Taguatinga (Ministério da Fé). Onde fui apresentado a ele pelo Pastor Fadi Faraj. Dei ao futuro governador DEZ LIVROS, cujo título era: Policiamento Inteligente – Uma análise dos postos comunitários de segurança pública no DF.
Durante a campanha eleitoral foram divulgados vídeos onde o plano de segurança pública do DF era intitulado de POLICIAMENTO INTELIGENTE. Sempre disse aqui que POLICIAMENTO INTELIGENTE NÃO É SIMPLESMENTE UM NOME BONITO. É A BUSCA DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA POLICIA TENDO COMO BASE A COMUNIDADE.
Estão esquecendo-se disso.
Para minha surpresa esses dias recebi uma ligação de alguns amigos da secretaria de segurança pública pedindo para que eu enviasse a eles tudo que eu tivesse sobre policiamento inteligente. Além disso, fui informado que a PMDF ainda não tem nada sobre o tema. Muito interessante não acham?
Nesse blog tem muitas “pistas” sobre o que é policiamento inteligente. Creio que o ex-secretário de segurança pública, homem sério, que pediu demissão devido a pressões, também tenha uma idéia sobre o que significa isso, pois não aceitou algumas “propostas” sobre o tema.
Uma coisa eu tenho certeza:
Dois ônibus “bonitinhos” e caros parados em lugares estratégicos não representam  o significado de policiamento inteligente, muito menos algumas “motocicletas” velhas rodando pela cidade. Policiamento inteligente é muito mais que isso.
Um projeto sério nessa área exige a quebra de paradigmas atuais e investimento alto em projetos sérios, isso não sai por menos de 200 milhões de reais. É uma mudança de comportamento externo (sociedade) e interno (policiais), aliado à tecnologia, por meio de softwares modernos.
Alguém está disposto a pagar o preço? Se estiver é hora de começarmos!
O segredo para atingirmos a eficiência, a eficácia e a efetividade nas ações de policiamento poderia ser resumido na “expressão matemática”:
PLANEJAMENTO + PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROCESSO + INVESTIMENTO NA BASE = MUDANÇA CULTURAL

Não há como impedirmos que os criminosos produzam resultados, aumentando assim os índices de criminalidade. A única forma de vencê-los é sendo mais eficientes em nossas próprias ações e ocupando espaços (espalhamento territorial), caso contrário, eles o farão.
Aqui o sonho é transformar cada policial em uma delegacia! É possível! Precisamos quebrar paradigmas…

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -