Durante as manifestações do ano passado, quando a população saiu as ruas protestando pela redução de vinte centavos na passagem, vários policiais foram feridos por falta de Equipamentos de Proteção Individual. A falta de treinamento para contenção deste tipo de manifestação era visível. Diariamente em nossas redes sociais e aqui no blog cobrávamos das autoridades a proteção necessária para os policiais poderem atuar com segurança. Até sugerimos um modelo de equipamento:

1013044_630019527008061_1820793767_n

Atualmente, cerca de 32 policiais militares fazem treinamento para garantir a segurança durante eventos com grande quantidade de pessoas, em especial em manifestações. Esses policiais integram a primeira turma do Grupamento de Pronto Emprego (GPE) do 6° Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento na área central de Brasília.

O curso com duração de uma semana, em período integral, tem a finalidade de padronizar o policiamento, além de garantir a segurança, a tranquilidade e a salubridade. “Trata-se de uma resposta imediata, evitando o emprego da tropa de choque, que é considerado o nível máximo da força”, explicou o sargento Janilton, instrutor do BPChoque.

De acordo com o tenente Gleymann Rodrigues, comandante do GPE, o treinamento é essencial para quem faz parte da primeira linha de frente durante as manifestações:“a tropa trabalha tecnicamente e profissionalmente, garantindo mais segurança tanto para a sociedade quanto para os policiais militares”, assegurou.

Durante o treinamento, os policiais utilizam um kit de equipamento que contém capacete, escudo, tonfa e o exoesqueleto, que serve para proteger todo o corpo dos policiais.

Ao todo serão formados cerca de 60 policiais do 6º Batalhão. A corporação deve iniciar a outra turma na próxima semana.

Foto: Site PMDF
Foto: Site PMDF

Por: Aderivaldo Cardoso com informações do Site da PMDF