O advogado-geral da União, André Mendonça, é o novo ministro da Justiça. A nomeação de Mendonça foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e deverá ser publicada nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial da União. Bolsonaro bateu o martelo na tarde desta segunda, após se reunir com Mendonça e também com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, que até então vinha sendo considerado o candidato mais forte à vaga do ex-juiz Sérgio Moro.

Só depois de anunciar o nome do sucessor de Moro na Justiça é que o  presidente  também confirmará o nome do novo diretor-geral da Polícia Federal para assumir o lugar de Maurício Valeixo. O delegado foi exonerado na semana passada, fato que provocou a queda de Moro e a nova crise política do governo.

Alexandre Ramagem, que hoje comanda a  Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ainda é o preferido de Bolsonaro para o cargo. Seus interlocutores alertam, no entanto, que Bolsonaro costuma ser imprevisível, mudando de opinião na última hora, sem comunicar aos próprios assessores.

Da redação do Policiamento Inteligente