Dando continuidade às ações de prevenção à Covid-19 no Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) realizou nesta terça-feira (24), diversas ações de monitoramento de rodovias federais que cortam o DF e no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. As operações foram montadas nas BR-040 e BR-060 e no desembarque de passageiros do terminal aeroviário.
Além disso, viaturas circularam por diversas regiões administrativas emitindo alertas de conscientização para que as pessoas permaneçam em casa durante esse período de reclusão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Medidas preventivas de contenção da proliferação do coronavírus, como a higienização frequente das mãos, e os procedimentos necessários a serem adotados em casos de sintomas mais graves da doença também foram anunciados.
A corporação mantém à disposição das autoridades de saúde seis ambulâncias para o transporte de pacientes com sintomas graves de infecção do coronavírus distribuídas estrategicamente em diversos pontos do Distrito Federal.
O CBMDF também está atento aos seus servidores. Além do trabalho externo, a equipe de psicologia do Centro de Assistência dos Bombeiros iniciou consultas de acolhimento on line voltadas à própria corporação, criando um espaço de escuta clínica e suporte psicossocial aos bombeiros militares.
Descontaminando viaturas
Já no âmbito operacional, um corredor de descontaminação foi criado no Grupamento Especializado de Atendimento às Emergências Pré-Hospitalares para realizar a assepsia avançada das viaturas que estão sendo usadas nas operações diretas dos casos de Covid-19.
Toda essa operação não está desfalcando o atendimento de socorro urbano diário dos bombeiros em Brasília, que continua à disposição da população do Distrito Federal.