Campanha de vacinação contra a gripe vai contra isolamento social

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Os postos de vacinação do Distrito Federal registram grande movimentação de idosos no primeiro dia de Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, na manhã desta segunda-feira (23/03). A mobilização foi antecipada para prevenir, em período de pandemia do novo coronavírus, os mais vulneráveis de outras doenças com sintomas gripais, mas uma pergunta precisa ser feita: a estratégia de vacinação contra a gripe neste momento não contra a ideia do isolamento social?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png

De acordo com matéria jornalística do Portal Metrópoles, desde as primeiras horas do dia, os idosos do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde), formaram filas em diversos endereços da capital da República a fim de se imunizarem contra a gripe.

Movimentação de idosos na Rua 13 de Águas Claras

Nas redes sociais pessoas estão se perguntando se “levar os idosos para postos de saúde para vacinar não potencializa os riscos para eles.

Por conta do isolamento social sugerido pelos especialistas e governantes, uma série de alterações no protocolo serão aplicadas em 2020. Entre as mudanças, está a implementação do drive-thru, no qual as pessoas poderão tomar a vacina sem sair do carro.

O serviço está disponível nas seguintes unidades:

  • Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
  • Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial)
  • Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 07, Área Especial nº 09), e UBS 3 do Guará (QE 38 Área Especial)
  • Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
  • Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19)

O grande problema é que a maioria dos idosos não possuem carro e nas comunidades mais carentes terão que ir a pé até os postos, quebrando o princípio do isolamento social. Outro ponto, é que nos postos de saúde também poderão ter contato com pessoas suspeitas ou até mesmo com gripe do coronavírus. As autoridades precisam ficar atentas.

Da redação do Policiamento Inteligente com informações do Portal Metrópoles