Não se pode negar que Brasília elegeu um Governador diferenciado. Ele não é como os antecessores. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha vestiu o avental e foi para a cozinha na manhã deste sábado (21), para preparar a ceia da população de Samambaia no restaurante comunitário conhecido como Rorizão, em referência ao criador da cidade, Joaquim Domingos Roriz, ex-governador de Brasília.
”Eu escolhi de imediato o restaurante de Samambaia. Foi aqui que o nosso ex-governador Roriz plantou a semente da solidariedade, esse sentimento que quero passar neste Natal”, disse ele.
A iniciativa faz parte do programa idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha, em parceria com a vice primeira-dama do DF Ana Paula Hoff, “Nosso Natal”, e foi um sucesso.
A coordenação do Nosso Natal ficou a cargo da Secretaria de Governo em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As administrações regionais sem restaurantes comunitários atuaram como parceiras, assim como secretarias, outras entidades e até a iniciativa privada.
A Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Luciana Carvalho Dias confirma que a ação foi um sucesso. De acordo com ela, foi desafiador levar chefs acostumados a realidades com capacidade inferior de atendimento às cozinhas dos restaurantes comunitários.
“Como profissional, me sinto feliz e realizada pelo que conseguimos fazer de forma coordenada. O próprio governador trabalhou, colocou a equipe para ajudar, não se intimidou. Os secretários se dividiram para participar. Em todas as unidades as pessoas saíram felizes com a ceia especial”, avalia.
Ibaneis agradeceu as doações dos empresários do DF que ajudaram a concretizar o projeto “Nosso Natal”, que ocorreu nos 14 restaurantes comunitários espalhados pelo DF: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente e Santa Maria. Todas as unidades oferecem diariamente as refeições pelo valor de R$ 1 real.
Neste sábado, vários chefs renomados de Brasília adotaram uma unidade dos restaurantes comunitários do DF. Uma das mais conhecidas, Mara Alcamin, do Universal Diner, preparou o almoço na Ceilândia.
Ceilândia
No almoço, além do tradicional arroz e feijão, havia pernil, acompanhado com cinco frutas natalinas, frango, farofa, salada variada, leitão à pururuca, sucos e sobremesas. Nas contas da chef responsável, quatro mil pessoas passaram por lá, até a hora do fechamento do estabelecimento, que estava decorado com motivos natalinos. A festa contou com a presença do vice-governador Paco Britto e família, que almoçou com os frequentadores do local.
ITAPUÃ
Uma ceia de Natal com tempero peruano. Assim foi a confraternização com a comunidade do Itapoã. Dono de quatro restaurantes espalhados pelo país, entre eles o Taypá de Brasília, Marco Espinoza brindou os consumidores do restaurante comunitário com um cardápio que ia do simples arroz com feijão, passando por pernil de porco com molho agridoce ao tradicional Aji Gallinha, prato típico de seu país.
Da redação do Policiamento Inteligente – Por Aderivaldo Cardoso