Oposição é derrotada e novo parecer da Previdência é lido em comissão

Em votação nominal, 36 deputados votaram para que o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), lesse a terceira versão do texto ainda nesta quarta-feira

(foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A oposição não conseguiu retirar de pauta a discussão do novo parecer da reforma da Previdência na Comissão Especial que discute o assunto na Câmara. Em votação nominal, 36 deputados votaram por continuar o debate, para que o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), possa ler a terceira versão do texto ainda nesta quarta-feira (3/7). Outros 12 optaram por obstruir a votação. 

Após manifestações da oposição, o deputado começou a leitura, pouco depois das 21h30. A expectativa do presidente da comissão, Marcelo Ramos (PL-AM), é a de que o texto possa ser votado ainda nesta quarta. Os destaques, que são sugestões de mudanças ao texto base, seriam analisados na próxima sessão, ainda não agendada.

Os deputados apresentaram 124 destaques, mas alguns devem retirá-los para avançar na tramitação da matéria. Após se reunir com deputados da comissão, o líder do PL na Câmara, Wellington Roberto, afirmou que acredita que a votação será apenas nesta quinta-feira.

A nova versão do texto retira a possibilidade de que estados e municípios possam criar contribuições extraordinárias aos servidores públicos para cobrir os rombos previdenciários. As regras para policiais foram mantidas, apesar da pressão da categoria, que agora pretende incluir uma regra de transição mais suave durante a votação dos destaques.

Informações do Jornal Correio Braziliense