Violência contra a mulher: um assunto que se tornou recorrente nas páginas dos jornais e nos sites de notícia. No Distrito Federal, 30 mulheres foram vítimas de feminicídio até outubro deste ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Nesta segunda-feira (25/11), comemora-se o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres, como parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Em função da data, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização das Nações Unidas Mulheres Brasil (ONU) promoverão uma palestra para discutir a temática.
O evento gratuito ocorrerá às 16h, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho e tem como tema: “O trabalho como instrumento pelo fim da violência contra as mulheres”. O encontro trará reflexões sobre a importância do trabalho como instrumento pelo fim da violência contra as mulheres a partir da perspectiva da autonomia econômica.
Na mesa de abertura estarão presentes a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; a representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) no Brasil, Claudia Valenzuela e a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino. A palestra será ministrada pela consultora da ONU Mulheres, advogada, professora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP) Fernanda Castro Fernandes. No mesmo dia, às 9h, a ONU Mulheres Brasil apresentará um painel com o tema: “Mulher Negra na Universidade e no Mercado de Trabalho”. Confira o restante da programação no site.
Campanha
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, comemorado em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. A campanha iniciou-se por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991.
Câmara Legislativa
Ainda nesta segunda-feira (25/11), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma roda de conversa para discutir os avanços e desafios nas ações de combate à violência contra a mulher. No encontro, estarão presentes representantes de segmentos ligados ao tema, mulheres que saíram do ciclo de violência doméstica e profissionais que acolhem as vítimas.
A roda de conversa será gratuita e ocorrerá às 11h30, no Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova) da CLDF. Haverá ainda transmissão ao vivo pelo Instagram e Facebook do deputado Leandro Grass (@leandrograss).
“O meu papel é lutar pelo fim dessa cultura do machismo que está matando as mulheres. Esse é um tema que precisa ser debatido por toda a sociedade. Precisamos nos envolver e combater qualquer tipo de violência”, ressaltou o deputado Leandro Grass (Rede).
Informações do Jornal Correio Braziliense