FALTA DE USO DE CINTO DE SEGURANÇA NAS VIATURAS POLICIAIS

 Ao ver as cenas dos últimos acidentes envolvendo viaturas da PMDF, uma dúvida pairou: qual seria o resultado desses acidentes se nossos policiais estivessem utilizando o cinto de segurança?

65f552a7798c83b90cd6550c392f97e58776691a

Para ser sincero, nunca compreendi e nunca soube de onde veio a ideia iluminada de que policial não deve usar cinto de segurança. Somos super-heróis, superiores ao tempo e as dores físicas? Somos imortais?

Quando trabalhava em viatura gostava de treinar: “abre cinto, fecha sinto, abre cinto, fecha cinto.”, assim como treinava, “abre porta, fecha porta.” E nunca me adaptei a andar sem cinto. O problema é usar aqueles cintos sujos que viviam sujando minha farda. Talvez venha daí a desculpa de não usar cinto de segurança, é melhor ter um policial morto ou correndo risco de se ferir, do que sua farda suja? Não seria mais fácil limpar os cintos?

1029452_cinto-de-seguranca

A regulamentação do uso de cinto de segurança, dispositivo de defesa de ocupantes de quaisquer veículos, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório! Mas você já viu alguma vez algum policial dentro uma viatura, seja PM ou civil, usando esse dispositivo tão vital à vida?
policialcinto1

Pelo que li e analisei, o uso do cinto é um dispositivo que impede a projeção do passageiro para fora do veículo em caso de alguma colisão. O cinto de segurança também é obrigatório em aviões e quaisquer outros tipos de veículos motorizados.

Muitas pessoas não gostam de usá-los por achar incômodo ou por medo de ficarem presas em caso de acidentes ou para facilitar o famoso “desembarque tático”. Vale a pena correr o risco, sendo a PMDF  uma polícia que age de maneira preventiva? No caso de acompanhamento de veículos, não seria melhor avaliarmos nossa doutrina? Ou começar a aplicada amenizando os riscos para os policiais?

1173639_306891059452365_1523311960_n

Sempre gosto das perguntas:

Quem deve agir ANTES DO CRIME, de maneira preventiva? A resposta é POLÍCIA MILITAR E GUARDAS MUNICIPAIS. Quem deve agir para impedir o crime durante a ação do bandido, no flagrante delito? Qual quer um do povo pode, a polícia deve. Que polícia? E quem deve agir depois, de maneira repressiva, colhendo provas para que o vagabundo seja punido? A polícia civil, ou seja, a polícia judiciária.

policia

O Foco primário e constitucional de nossa Corporação é a prevenção. Infelizmente já vi policial e já fui um desses, andando em alta velocidade para atender ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal ou até mesmo homicídio.

Há argumentos para essa prática: os policiais têm que descer rápido das viaturas porque se não os perseguidos fogem! Pode até ser um argumento plausível, só que legalmente falando nós estamos errados! Além disso, colocando nossas vidas em risco. Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade quanto a ocorrência de ferimentos!

Como defendo a desmilitarização cultural, acredito que precisamos passar por uma mudança cultural completa, inclusive nessa linha. Sugiro uma grande campanha de conscientização entre os companheiros. O cinto nos traz segurança, precisamos nos sentir seguros para podermos dar segurança. A doutrina adotada na PMDF “recomenda” o uso do cinto. 

images (4)

A tendência é que seja feito primeiro uma conscientização, se não der certo, a alternativa será o uso de normas coercitivas para sanar um problema grave que temos hoje.