Portal EBC31.07.2013 – 14h49 | Atualizado em 01.08.2013 – 15h18

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=0RtUt6wbNh0]

Assim como diversas outras reivindicações populares, a desmilitarização da polícia brasileira foi um dos assuntos que veio à tona após manifestações ganharem as ruas do país em junho.  Episódios de violência na atuação da Polícia Militar são apresentados como motivadores para mobilização a respeito do tema, principalmente nas redes sociais.

Para entender melhor o que é a desmilitarização, os prós e contras de se adotar a proposta, o Portal EBC realiza nesta quinta-feira (1º) um hangout  sobre o tema, a partir das 15h. Os convidados são Alexandre Ciconello, advogado especialista em direitos humanos, Nelson Gonçalves de Souza, militar da reserva, especialista em segurança pública e professor da Universidade Católica de Brasília e Carlos Weis, coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

Leia mais:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

A discussão não é nova. Duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC 102 e PEC 430) tramitam no Congresso Nacional sobre o assunto. Além de desmilitarizar a PM, as propostas tratam, também, da unificação das policias Militares e Civis. De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe à Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

Fonte: http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/07/portal-ebc-promove-debate-sobre-desmilitarizacao-da-policia-nesta-quinta-feira