Nesta sexta-feira (12), será entregue mudas de arvores nativas do cerrado para moradores de quadro comunidades rurais do entorno da Estação Ecológica da Águas Emendadas (SECAE), em Planaltina (DF).
Mais de três mil mudas de arvores nativas do cerrado, serão doadas metade nesta sexta e os outros restantes na próxima (19).
Receberão, agricultores e moradores das comunidades Quintas do Vale Verde, Bonsucesso, Quintas do Maranhão e Jardim Morumbi, que manifestaram o interesse em receber.
Para conseguir, os agricultores precisam procurar a Emater-Df e preencher um formulário especifico do Programa Florestal.
Os moradores vivem em uma região chamada de “Zona de amortecimento da Esecae”. Sendo assim, não faz parte da estação ecológica.
A distribuição coletiva de mudas foi um pedido da GAE à Emater-DF.
Esta ação é realizada por meio de uma iniciativa de uma associação informal que atua no local, intitulada Guardiões das Aguas Emendadas (GAE), em parceria com a Emater-Df, a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), para reflorestar a região.