Mesmo com a interrupção temporária das instruções ocorridas devido à pandemia de COVID-19, as atividades do Centro de Treinamento Operacional continuam à todo o vapor.

Durante este período, o CETOP coordenou os instrutores de salvamento e combate a incêndio do Centro de Formação de Praças (CEFAP) na produção de 127 (cento e vinte e sete) videoaulas, contemplando todo o conteúdo de formação. Esse material servirá de apoio tanto para as instruções dos cursos de formação quanto para as instruções gerais da prontidão do CBMDF.

Estas videoaulas já estão sendo incluídas no Ambiente Virtual de Aprendizagem o CBMDF (http://ead.cbm.df.gov.br), que com o trabalho da SETEC/DIREN, passou por uma recente atualização, tornando o seu uso mais simples e intuitivo para todos os bombeiros.

Além disso, os instrutores operacionais ainda produziram um total de 78 (setenta e oito) Boletins de Informação Técnico-Profissional (BITP) de Salvamento e Incêndio, contemplando todo o conteúdo de base (formação), que agora seguem para revisão e em breve serão publicados.

Porém as atividades desenvolvidas pelo CETOP, não param por ai.

A Seção de Treinamento em Incêndio está em fase final de desenvolvimento do protocolo de utilização dos novos Simuladores de Desenvolvimento de Incêndio, a “Cidade do Fogo” recém construída e que levará a um novo patamar as instruções e treinamentos operacionais de combate a incêndio urbano no CBMDF, oferecendo condições de alto nível de realidade e segurança nos exercícios.

Além disso, a equipe produziu diversos Pedidos de Aquisição de Materiais (PAMs), incluindo a aquisição de 180 (cento e oitenta) novos Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) completos, além de diversos outros materiais de treinamento e apoio ao ensino.

Já a Seção de Treinamento em Salvamento vem trabalhando na atualização do protocolo de utilização das torres de treinamento e do campo de poços e galerias, visando maior segurança nas instruções, e na criação de dois novos cursos: o Curso de Instrutor Auxiliar de Salvamento e o Curso de Instrutor Chefe de Salvamento.

Paralelamente, está sendo finalizada uma pesquisa pioneira que em mais de 50 ensaios realizados no laboratório de cordas do CETOP com o emprego de modernos dinamômetros, testou a carga de ruptura de diversos nós e amarrações, permitindo gerar dados que irão orientar a revisão e seguro emprego das técnicas de salvamento, embasadas em pesquisa técnico-científica.

 

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));