O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) uma solicitação de apoio operacional para combate a incêndios florestais que assolam o Estado. Tais incêndios caracterizam a pior série histórica para esse tipo de ocorrência nos últimos dez anos na região.
Em resposta à Corporação Co-Irmã, o CBMDF acionou o 1º e o 2° Esquadrão de Aviação Operacional (1ºESAV/2ºESAV), unidades subordinadas ao Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP). Foram enviados seis militares, entre pilotos, mecânicos de vôo e equipe de apoio em solo, além da aeronave NIMBUS 01 (avião modelo Air Tractor 802F), um RPA – drone (aeronave remotamente pilotada) e uma viatura off road para transporte da equipe por terra.
No dia 22 de abril, terça-feira, entre as 9h e 16h30, a aeronave NIMBUS 01 efetuou oito lançamentos de carga d’água, totalizando quinze mil litros, ao longo de 3h30 de vôo.
A RPA (drone), prefixo Zangão 02, é utilizada no monitoramento das áreas queimadas e nos locais onde o fogo já foi combatido, auxiliando nas tomadas de decisão.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));