Pela definição do dicionário, socorrista é “aquele habilitado profissionalmente a prestar os primeiros socorros nos casos de acidente, mal súbito, etc”, ou ainda, “membro de instituição criada para tal fim”. Mas na prática, o bombeiro militar socorrista vai muito além do que as palavras do dicionário podem tentar definir. É aquele que se destaca pelo empenho em salvar vidas, aquele que não mede esforços para trazer esperança e alívio no momento de dor, de angústia, de desespero.

Ao soar o brado no quartel, o socorrista se reveste de todo seu preparo técnico-profissional e embarca na ambulância com um único objetivo: salvar mais uma vida. E desde a criação do serviço de atendimento pré-hospitalar do CBMDF, oficialmente em 1991, já contabilizamos milhares e milhares de pessoas atendidas pelos socorristas. Mensalmente são mais de 2.800 atendimentos realizados pelas nossas ambulâncias, dispostas em praticamente todos os grupamentos de bombeiros do DF. No ano passado, para se ter uma ideia, totalizamos mais de 33 mil atendimentos em APH.

Atualmente, o bombeiro militar especialista em atendimento pré-hospitalar está presente em cerca de 70% das ocorrências atendidas pela corporação. Ocorrências das mais simples àquelas mais complexas, capazes de deixar marcas na história profissional de cada socorrista. Um turbilhão de emoções em um único plantão de 12 horas.

Aos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o nosso reconhecimento pela dedicação e profissionalismo, que fazem o CBMDF ser referência nacional em APH. Parabéns pelo seu dia, socorrista!

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));