Na última terça-feira (21/01), foi realizada uma videoconferência entre representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e do U.S. Forest Service (USFS).
Estiveram presentes Pedro Paulo Xerente, especialista em manejo integrado do fogo e presidente da Associação de Brigadistas Indígenas Xerente (ABIX), e Jayleen Vera, gerente do Programa Brasil e especialista em programas de fogo da América Latina, Caribe e Canadá do Forest Service, International Programs.
Pelo CBMDF, participaram o Tenente-Coronel Fábio Moreira Silva, Chefe da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional – ASCOP, 1° Tenente Tassiana Souza de Araújo, Chefe Adjunta da ASCOP, 1° Sargento Valdério Veloso Costa, Assessor de Relações Internacionais e Cabo Luiz Roberto Santos Amorim Filho, além dos estagiários de Relações Internacionais Luana Freitas, Washington Junior e Matheus Ramos.
Durante a reunião, foram discutidos temas como as áreas de atuação da USFS no Brasil com o apoio da USAID e novas possibilidades de cooperação entre as instituições.
O CBMDF manifestou interesse em participar do Grupo de Trabalho de SCI (Sistema de Comando de Incidentes), enquanto a USFS ressaltou a importância de contato com instrutores brasileiros de SCI para disseminação de conhecimento.
Também foram alinhados próximos passos para compartilhamento do cronograma de cursos do CBMDF e articulações junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A reunião destaca o compromisso do CBMDF em fortalecer parcerias internacionais voltadas à gestão de incêndios florestais e à troca de experiências com instituições renomadas no cenário global.

FONTE: CBM-DF