Dia 20 de novembro de 1991, criação da 1a e 2a Companhia Independente de Emergência Médica – CIEM, por meio da Lei de Organização Básica – n.o 8.255. Desde então o serviço de atendimento pré-hospitalar passou a ser prestado oficialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar para todo o Distrito Federal.
Nesse mesmo ano foi realizado o 1o Curso de Socorros de Urgência – CSU, ocasião de formatura de 96 socorristas, divididos em 4 turmas, bem como houve a aquisição de 10 Unidades Táticas de Emergência – UTEs, hoje Unidades de Resgate – URs.
Desde então o Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, que também já foi chamado de CiaEM, CIEM e Batalhão de Emergência Médica, é a unidade especializada em APH responsável pela formação do bombeiro socorrista – o Responsável Técnico da Unidade de Resgate.
Além dessa especialização, o GAEPH atua também nos cursos de formação e aperfeiçoamento de seus militares, durante a carreira, bem como na prestação de capacitações e palestras para diversas instituições coirmãs e órgãos governamentais no DF e também em diversos estados do país. É responsável também pela previsão e especificação de materiais de APH para todo o CBMDF.
Na área operacional, atua com uma Unidade de Resgate de Suporte Básico de Vida, gerencia o serviço de Motorresgate e responde pela doutrina e primeira resposta em ocorrências envolvendo múltiplas vítimas, por meio da viatura Auto Múltiplas Vítimas – AMV. Já são 29 anos de excelentes serviços prestados à população do DF. Parabéns GAEPH e todos os socorristas do CBMDF! Temos orgulho de vocês!