O dia 07 de maio marca a história do Corpo de Bombeiros. Em 1954, pouco após a meia noite, durante um incêndio em um depósito de explosivos na Ilha de Braço Forte-RJ, dezessete Bombeiros Militares perderam suas vidas e outros seis ficaram feridos após uma explosão monstruosa.
Em memória dos que pereceram naquele fatídico dia, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realiza todos os anos a entrega da Medalha Sangue de Brasília. A homenagem faz memória a todos que morreram ou se feriram no exercício da nobre missão de salvar vidas.
A cerimônia, repleta de simbolismo e emoção, tem seu auge com a chamada nominal dos dezessete Guerreiros do Fogo que sucumbiram em Braço Forte.
Infelizmente, neste ano a solenidade será adiada em decorrência da pandemia de COVID-19, porém o Comando do CBMDF e toda sua tropa deixam claro que nosso irmãos nunca serão esquecidos. A eles, tombados na Ilha de Braço Forte, se somam tantos outros de antes e depois, todos unidos pelos mesmos laços de abnegação, coragem, altruísmo e disciplina, que os levam ao supremo sacrifício de dar a própria vida PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!
2° Ten/Intd. Walmir Oliveira-
Soinp/CECOM.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));