No dia 29 de agosto a população do Distrito Federal assistiu com intensa preocupação às imagens do incêndio que ocorreu no Hospital Santa Luzia, localizado na Asa Sul. Apesar do susto, as chamas foram controladas rapidamente pelo trabalho exemplar da Brigada de Incêndio do Hospital e das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF. Felizmente, ninguém se feriu.

O laudo pericial que apontará as causas do incêndio ficará pronto nos próximos dias, mas já podemos apontar dois motivos para que o desastre não fosse maior ainda – o efetivo controle do incêndio e a rápida evacuação do Hospital, que só foi possível porque ocorreram formações e simulados de abandono da edificação, promovidos pela Brigada de Incêndio do Hospital Santa Luzia, 15º Grupamento de Bombeiro Militar e o Grupamento de Proteção Civil (GPCIV) do CBMDF.

O desenvolvimento de planos de abandono nas unidades que integram a Rede D’Or São Luiz em Brasília iniciou-se em maio de 2019, com atividades já realizadas no Hospital Santa Luzia, Hospital do Coração do Brasil, Hospital DF Star e Hospital Santa Helena.

Antes que cada simulado aconteça são realizadas ações que passam pelo estudo dos riscos existentes no Hospital, adoção de medidas preventivas possíveis, adoção de protocolos e formação sobre abandono de edificações. Os simulados têm contado com o apoio dos Grupamentos Multiemprego, que aproveitam a oportunidade para conhecer melhor a edificação e treinar a tropa. Por fim, são realizadas avaliações dos simulados com os profissionais e com a brigada, a fim de corrigir eventuais equívocos cometidos.

O CBMDF está à disposição da direção dos hospitais públicos e privados do Distrito Federal para o desenvolvimento de Planos de Abandono em suas unidades. Interessados por favor entrar em contato com o Grupamento de Proteção Civil por meio do telefone (61) 3901-4171 ou e-mail “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
”. Esse convite também se estende aos Grupamentos Multiemprego, a fim de contarem com o apoio do GPCIV para realizar essa atividade nos hospitais de sua área de atuação.

 Essa é mais uma atividade do CBMDF que proporciona maior segurança para a população do Distrito Federal, honrando nosso lema – Vidas Alheias e Riquezas Salvar.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));