No dia 18 de novembro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Coronel Sandro Gomes Santos da Silva, recebeu, no Quartel do Comando-Geral, uma delegação de autoridades e bombeiros da cidade de Itaguí, na Colômbia.

A comitiva é composta por um Secretário de Governo, um Diretor e um Técnico Administrativo da Gestão de Riscos de Desastres e Emergências (DAGRDE), um Secretário de Saúde e Proteção Social, além de 12 bombeiros do Cuerpo de Bomberos Voluntarios de Itaguí. Participaram também da cerimônia o Secretário Executivo de Relações Internacionais do Distrito Federal, Sr. Paulo Cesar Chaves, a Comissária das Forças Armadas da Embaixada da Colômbia, Sra. Glora Mira e o Adido Aeronáutico da Embaixada da Colômbia, Sr. Maurício Londoño.

A visita técnica ao CBMDF tem como objetivo principal obter instruções sobre o combate a incêndios florestais.

Além da reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, a delegação visitou as academias do Centro de Capacitação Física e Aperfeiçoamento (CECAF), onde receberam explicações do Sargento Mahara e do Tenente-Coronel Leal. Durante a visita, os colombianos puderam conhecer, por exemplo, o funcionamento da prova de aptidão física do Corpo de Bombeiros e compreender melhor as funções administrativas da Corporação.

Por fim, o grupo esteve no 2º Esquadrão de Aviação Operacional (2º ESAV), onde foram recebidos pelo Coronel Eduardo Mundim, Comandante do 2º Esquadrão. Durante o encontro, o comandante abordou o uso de aeronaves pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar no Brasil, destacando as diferenças no emprego de aviões e helicópteros.

Os bombeiros colombianos demonstraram grande interesse nas explicações, aproveitando a oportunidade para trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre as características e práticas que diferenciam a atuação dos bombeiros nos dois países.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Sandro Gomes Santos da Silva, e a Assessoria para Acordos de Cooperação (ASCOP), agradecem a visita da delegação colombiana e desejam sucessos em sua estadia na capital federal, reforçando os laços de amizade e cooperação entre as instituições e os países.

FONTE: CBM-DF