O Programa Bombeiro Mirim surgiu com o objetivo de proporcionar uma integração entre o CBMDF, a família, a escola e a comunidade, fornecendo aos brigadinos atividades complementares ao processo educativo.

São realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas, aulas de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, além de situações onde as crianças possam desenvolver desde cedo o exercício da cidadania e também ter contato com a hierarquia e a disciplina militar, tornando-as crianças mais respeitosas perante a sociedade e seus familiares.

Alguns brigadinos transformaram o ingresso no programa em oportunidade. O 3º Sargento Ícaro Ramon Monteiro Martins fez parte do Bombeiro Mirim dos 12 aos 14 anos em Planaltina, 9º GBM, e seus aprendizados o auxiliaram a salvar a vida de seu irmão, William. Sargento do Corpo de Bombeiros há sete anos, ele relata que o programa foi um fator decisivo para ser bombeiro militar e o tornou um cidadão melhor: “Tínhamos aula de capoeira com o Sgt Novaes, que nos ensinava a ter disciplina e respeito pelos nossos pais e autoridades. Isso evitou que ficássemos nas ruas em meio à violência e drogas”.

Tudo o que é realizado tem como foco prevenir a violência infantil e doméstica para que os alunos possam ter uma perspectiva de futuro, melhorando o foco nos estudos, o comportamento em casa, não ficando tão vulneráveis às situações de risco.

O 3º Sargento Simões trabalhou no Programa Bombeiro Mirim durante 12 anos e diz que é muito satisfatório participar da formação dos brigadinos: “Receber o retorno de pais de alunos, relatando o quão importante foi a nossa orientação para as crianças e o quanto os ajudou na escola e na distinção  entre o bom e o mau caminho,  não tem preço”.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));