O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal recebeu na madrugada do dia 25 de outubro, após dezesseis dias de operação, a equipe enviada para a Força Tarefa – Corumbá/MS.
Os cinquenta Bombeiros Militares atuaram no combate aos incêndios florestais na região de Corumbá e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, no Pantanal Matogrossense.
A equipe foi dividida em duas frentes: vinte e dois militares combateram em Costa Rica e vinte oito em Corumbá.
Na região de Costa Rica a vegetação é composta basicamente por cerrado, ficando a dificuldade por conta do calor, com temperaturas superiores a 40º Celsius.
Em Corumbá, além do calor, o bioma impôs uma dificuldade maior, com vegetação mais fechada, dificultando o manuseio de ferramentas, principalmente o abafador. Nossos militares priorizaram o combate indireto, com a produção de aceiros e uso do manejo integral do fogo (aceiros negros e queimas controladas para eliminar o combustível no caminho do incêndio). Nesta localidade perdura um foco isolado na área do Parque Nacional do Rio Negro, a ser combatido pelos Bombeiros do próprio Estado.
A partida de nossos Guerreiros ocorreu às 11h (24/10), horário local, em cerimônia com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Secretário de Segurança Pública, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, Comandante da Força Tarefa enviada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e outras autoridades.
O Comando do CBMDF parabeniza a equipe chefiada pelo TenCel Fabiano Medeiros, além de agradecer o apoio, a pronta resposta ao chamado deste Comandante, a abnegação de se afastarem de suas familias e a excelência no serviço prestado, honrando ainda mais nossa Corporação.
A todos, muito obrigado por seus serviços!
Ressaltamos que todos os militares foram voluntários para a Missão.
A Delegação foi recebida formalmente pelo Comandante Geral do CBMDF, Cel Willian Bomfim, no dia 28/10, no Quartel do Comando Geral do CBMDF.