O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental – GPRAM, participou da prestigiosa “Blitz Educativa Ambiental”, no dia 24 de maio de 2024, na DF-001, entre o Parque Nacional de Brasília e a Reserva Biológica da Chapada da Contagem, no período matutino, das 8 às 12 horas, área que engloba a região do Lago Oeste – Sobradinho.
A ação realizada pelo Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) e apoiada pelo Corpo de Bombeiros, tem como objetivo, durante a blitz ambiental, abordar veículos, enquanto equipes de representantes dos órgãos ambientais orientam motoristas e passageiros, conscientizando-os sobre os cuidados para a prevenção de incêndios florestais durante o período de estiagem.
Além do CBMDF, a ação contou com a participação de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Professor Carlos Mota, além de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA), do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
Em nota: o CBMDF alerta que colocar fogo em podas de árvore e em lixo é crime ambiental, conforme estabelece o Decreto nº 4.329, de 5 de junho de 2009. A legislação determina que os resíduos sejam usados no processo de compostagem para produção de adubo orgânico.

 

FONTE: CBM-DF