No dia 26 de junho – Dia Internacional de Combate às Drogas – A Diretoria de Saúde realizou o I Seminário de Prevenção à Dependência Química e ao Uso Problemático de Álcool e Outras Drogas, com o apoio do Comando Geral do CBMDF.
As palestras e minicursos, que foram ministrados com excelência pela equipe técnica da SASMO/CEABM, trouxeram informações relevantes e atualizadas acerca da temática, propiciando aos participantes uma maior compreensão sobre o fenômeno da drogadição, bem como formas de atuação e suporte àqueles que porventura necessitem de apoio institucional, das chefias e/ou colegas de trabalho.
As palestras seguiram o seguinte cronograma:
• Uso, Abuso e Dependência de Álcool e outras Drogas: compreensão de fenômeno, seus impactos no trabalho e possibilidades de cuidado – Cap QOBM/Compl. Pinho (Psicólogo) e 1º Tem QOBM/Méd Fábio Henrique (psiquiatra)
• O modelo psicossocial de cuidado e a Rede de Atenção Psicossocial –RAPS – Cap QOBM/Compl. Ademário (Psicólogo)
• A importância do Serviço Social e da rede de apoio a dependentes químicos e seus familiares – Cap QOBM/Compl Neurivon (Assistente Social)
• Impacto cognitivo do uso abusivo de substâncias químicas – Cap QOBM/Compl. Ricardo (Psicólogo)
Minicursos
• Orientação às chefias – Cap QOBM/Méd. Henrique (Psiquiatra)
• Primeiros Socorros Psicológicos – 1º Tem QOBM/Compl. Bruna Bedritchuk (Psicóloga)
Participaram do evento, além da Diretora e Subdiretor de Saúde – Cel Cristianne Antunes e Ten-Cel Carvalho, o Comandante Geral e o Subcomandante Geral do CBMDF – Cel Sandro e Cel Barcelos, o chefe do Departamento de Recursos Humanos – Cel Setúbal, O Comandante de Área IV – Cel Lopes, o Subsecretário de Ensino e Gestão de Pessoas – Sr. Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, o Subsecretário de Enfrentamento às Drogas – Dr. Bruno Henrique Braga, representantes da SSPDF, oficias e praças das diferentes Unidades da Corporação.
A organização do evento contou, entre outros, com o apoio: ABMIL, Ajudância Geral, CECOM através do seu cerimônia e Banda de  Música, CESMA, Rádio Bombeiro e Clube dos Bombeiros.

FONTE: CBM-DF