Desde a criação do primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil, em 1856, a missão de socorrer em situações de emergência tem sido realizada por profissionais comprometidos com a preservação da vida alheia, muitas vezes sacrificando o próprio bem-estar. A nobre missão, sintetizada no lema Alienam Vitam Et Bona Salvare, tem evoluído ao longo dos anos, acompanhando o avanço da ciência e tecnologia, tornando-se mais complexa e desafiadora.
Nos últimos 168 anos, a atuação dos bombeiros se aprimorou, com evolução nas táticas de combate e prevenção, refletindo a necessidade de constante capacitação. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) tem se empenhado para oferecer aos seus membros uma formação cada vez mais especializada, com ações como o convênio com a Universidade de Brasília e a implementação de cursos de Aperfeiçoamento e Altos Estudos para Oficiais, sempre promovendo a pesquisa e a produção científica.
Hoje o CBMDF lança a primeira edição da Revista Técnico-Científica, uma importante iniciativa para divulgar as pesquisas realizadas nas áreas de bombeiro-militar, ciência do fogo e administração pública. O nome “PROMPTUS”, do Latim, significa “pronto” ou “preparado”, refletindo a agilidade e prontidão essenciais à missão de salvar vidas.
Este primeiro volume da revista conta com contribuições de diversos autores, incluindo membros do CBMDF e de outras corporações, como o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. A troca de conhecimentos entre as corporações fortalece a missão de excelência no serviço, destacando a importância da formação contínua e da cooperação entre os bombeiros do Brasil.
A revista PROMPTUS se propõe a disseminar conhecimento com rigor metodológico, publicando os estudos, descobertas e análises de diversos campos de pesquisa. Que ela possa ser um meio de divulgação científica para aprimorar a segurança contra incêndio e a proteção de vidas e patrimônio.
A revista pode ser acessada do link: https://revista.cbm.df.gov.br/index.php/revista/index
FONTE: CBM-DF