Capacitar o participante nas funções técnicas e especializadas de Suporte Básico de Vida para Atendimento Pré-Hospitalar. Esse tem sido o objetivo do Curso de Socorros de Urgência – CSU desde sua criação, em 1991. Desde então 46 turmas já foram capacitadas.
Para o ano de 2021 estão previstas 6 turmas do CSU. O edital está em fase final de elaboração e prevê 30 vagas para cada turma, inclusive com vagas externas. O objetivo principal é formar novos socorristas Responsáveis Técnicos para atuarem nas Unidades de Resgate dos Grupamentos Multiempregos.
O Boletim Geral n.º 220, de 25 de novembro tornou público o novo Projeto Pedagógico do curso, tendo como principais destaques os seguintes pontos: metodologia ativa de ensino – onde o aluno é o principal autor da construção do conhecimento, principalmente por meio de discussões de situações-problema, que envolvem o pensamento crítico; novas tecnologias – pela 1ª vez o curso terá 80 h/a em sistema EAD de ensino, o que favorece a organização do tempo de estudo pelo aluno, sem comprometer o serviço operacional; visitas técnicas – os alunos terão contato com a Central de Regulação Médica 192, Centro Obstétrico e Pronto-Socorro de Queimados.
A renovação do Projeto Pedagógico trouxe novas disciplinas, bem como o aprimoramento de outras já existentes, tais como: resgate veicular, segurança do paciente, eletrocussão, trauma na gestante e neonato, PCR no neonato, manejo de paciente em crise de saúde mental não colaborativo, além do seminário de APH.
O Curso de Socorros de Urgência terá 300 h/a, divididas em 4 semanas, sendo 3 semanas de conteúdo prático e 1 semana de estágio operacional a ser desenvolvido nas Unidades de Resgate. A primeira turma do CSU está prevista para iniciar em março de 2021, e a última para novembro.