CBMDF apresenta balanço final da Operação Carnaval 2026 em coletiva de imprensa da SSPDF na Torre de TV
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) apresentou, nesta terça-feira (18), o balanço final da Operação Carnaval 2026 em coletiva de imprensa conjunta com os órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF). A coletiva foi realizada na Cidade da Segurança, estabelecida na Torre de TV, região central de Brasília, e reuniu autoridades das forças de segurança para dar transparência à população sobre as ações desenvolvidas e os resultados obtidos durante o período carnavalesco.
A mesa foi composta pelo secretário de Segurança Pública do DF, Dr. Sandro Avelar; pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Coronel A. Barcelos; pela Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Ana Paula Habka; pelo diretor geral da Polícia Civil, Sr. José Werick de Carvalho; e pelo diretor-adjunto do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Sr. Hugo Figueiredo.
Na abertura, o Secretário Sandro Avelar destacou que a motivação da coletiva foi prestar contas à sociedade, por meio da imprensa, sobre as ações e resultados da operação, reforçando a importância da integração entre os órgãos de segurança pública e da parceria com os veículos de comunicação para disseminar informações e orientações à população. O secretário parabenizou as chefias e os servidores envolvidos e ressaltou que o êxito da operação é resultado direto do trabalho conjunto.
O Comandante-Geral do CBMDF, Coronel A. Barcelos, agradeceu a confiança depositada na corporação e reforçou que mais de mil bombeiros militares atuaram ao longo do Carnaval 2026. Ao todo, o CBMDF registrou 230 ocorrências, sendo 12 remoções hospitalares. A maioria dos atendimentos foi de baixa gravidade, envolvendo casos clínicos, quedas da própria altura e mal súbito. De todos os atendimentos, 46% tiveram relação direta com casos de alcoolemia.
Durante a coletiva, ao ser questionado sobre ocorrências de afogamento no Lago Paranoá, o Coronel Barcelos explicou que os pontos de maior fluxo de banhistas são previamente mapeados e contam com reforço de guarda-vidas nos fins de semana e feriados. No entanto, alertou que uma das maiores preocupações neste período é o consumo de bebidas alcoólicas associado a atividades aquáticas, fator que potencializa significativamente o risco de afogamentos e acidentes.

O Comandante-Geral também fez questão de parabenizar e agradecer publicamente os bombeiros militares que atuaram durante todo o período, destacando o comprometimento da tropa em garantir a segurança da população: “Nosso reconhecimento vai para cada bombeiro e bombeira que trabalhou diuturnamente para proteger vidas e assegurar que a população pudesse celebrar com tranquilidade.”
Ao final, o Secretário Sandro Avelar fez um agradecimento público aos servidores das forças de segurança pública que trabalharam de forma intensa e ininterrupta durante o período: “São profissionais que vestiram suas fardas para que a sociedade pudesse aproveitar a cidade com segurança, tranquilidade e liberdade”, destacou.
O balanço final da Operação Carnaval 2026 foi considerado bastante positivo pelos gestores, evidenciando a eficiência do planejamento estratégico e a força da integração entre os órgãos de segurança do Distrito Federal, com impacto direto na preservação da ordem e na proteção da população.
Balanço final:
1129 Bombeiros Militares e 124 Viaturas empregadas exclusivamente na Operação Carnaval
230 atendimentos emergenciais
12 pessoas com necessidade de transporte à rede hospitalar a partir dos blocos de maior público
46% da ocorrência emergenciais tiveram como natureza o abuso do álcool
46 vistorias técnicas em eventos carnavalescos para verificação de condições de segurança contra incêndio e pânico
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Cel. A. Barcelos destacou que “Durante feriados prolongados pode haver aumento significativo no fluxo de pessoas nas ruas, na quantidade de eventos e no consumo de bebidas alcoólicas, fatores que podem elevar a demanda por atendimentos emergenciais. Apesar desse cenário, o balanço final da Operação foi muito positivo, evidenciando a coordenação e integração entre as forças. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado para o melhor atendimento à população do Distrito Federal, e ainda mais satisfeitos por fazermos parte deste trabalho”.
O CBMDF segue reafirmando seu compromisso com a segurança da população, atuando com profissionalismo, prontidão e eficiência para garantir um carnaval seguro e a continuidade dos serviços essenciais prestados à sociedade do Distrito Federal.
Veja a matéria completa da Agência Brasília, o canal oficial de comunicação do Governo do Distrito Federal:
https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/com-mais-de-1-5-milh%C3%A3o-de-pessoas-revistadas-carnaval-de-bras%C3%ADlia-teve-como-marcas-a-preven%C3%A7%C3%A3o-e-a-integra%C3%A7%C3%A3o?redirect=%2Fnoticias







FONTE: CBM-DF
